0

Seu carrinho está vazio

Como montar uma tábua de queijos?

julho 01, 2021 2 min leitura

Como montar uma tábua de queijos? - Marchezinho

Você decidiu fazer um queijos e vinhos em casa. Por onde começar? Ou, como diria um bom francês: quais são as perguntas importantes a se fazer?

Antes de mais nada, é bom pensar que tipo de experiência você quer criar. O queijo vai servir de entrada ou sobremesa de uma refeição ou a ideia é beliscar em um buffet? Se é um buffet, os queijos estão sozinhos ou eles compõem uma mesa com outras comidinhas? Essas perguntas vão te ajudar a definir quantos queijos pedir e também as quantidades.

Antes de começar, uma curiosidade: a tradição francesa diz que o número de queijos da tábua é sempre ímpar. Comumente, temos tábuas de um, três e cinco queijos. Agora, vamos às quantidades:

  • Se a ideia é abrir ou encerrar a refeição com um queijinho, a tábua de queijo único pode responder muito bem à sua necessidade. Caso deseje mais variedade, vá na tábua de três queijos. Calcule em média 80g de queijo por pessoa. 
  • Para uma noite de queijos vinhos, é mais indicado escolher três, cinco ou sete queijos, dependendo do número de convidados. Faça um cálculo de 150g a 200g de queijo por pessoa.

Como compor uma seleção variada?

Os queijos podem ser categorizados segundo sua técnica de produção, seu sabor, o tipo leite com que foi produzido, o estágio de maturação, o terroir... Para facilitar a nossa vida, a dica é focar no tipo de leite e na textura do queijo. Crie sua seleção variando entre queijos de vacacabraovelha e búfala e entre diferentes texturas e estágios de maturação:

Dica importante: tire seus queijos da geladeira uma hora antes de servir; eles ficam muito mais saborosos em temperatura ambiente. Mas deixe para tirar das embalagens e servir na tábua perto da hora de consumo, para não ressecar os queijos.

E para degustar, vá dos queijos mais suaves (frescos) aos mais fortes (duros e azuis), assim um não compromete a experiência do outro!


Emails de dar água na boca