Como cortar um queijo?

julho 01, 2021 2 min leitura

Como cortar um queijo? - Marchezinho

Depois de escolher os queijos para o seu queijos e vinhos em casa, está na hora de aprender como cortar os queijos para evitar desperdícios e aproveitar ao máximo todas as peças.

Você sabia que existe uma forma específica de cortá-los para preservar seu sabor do início ao fim? Sim, como tudo na França, cortar queijos também é uma arte! E não é para menos: em um país com mais de 1200 queijos nos mais diferentes formatos - cilindros, corações, tijolinhos, quadrados, redondos, piramidais e por aí vai - é natural que tenha se desenvolvido uma técnica para otimizar o aproveitamento.

A regra é simples, e vai ficando mais fácil de entender a medida em que vamos praticando: os queijos devem ser cortados respeitando o seu formato geométrico.

Seguindo essa técnica, todos os pedaços da peça vão ter a mesma proporção de casca e interior. Ou seja, cada pedaço vai trazer uma experiência completa e equilibrada daquele queijo!

Para o clássico Camembert ou outro queijo redondo, é simples: primeiro, descubra onde é o centro da peça e depois corte como uma pizza. Pronto: todos os pedaços iguais. Em queijos com formatos menos convencionais, é preciso analisar a geometria do queijo para tomar boas decisões com a faca ou pedir uma ajudinha para os franceses:

Duas exceções à regra:

  • Queijos bem frescos, como a muçarela de búfala, devem ser cortados em pedaços com as mãos, para preservar a textura do interior. 
  • Queijos duros com textura quebradiça podem ser apresentados quebrados em pedaços rústicos e irregulares.

Você pode criar uma tábua com os queijos já cortadinhos ou cortar parte da peça do jeito certo como um incentivo para que os convidados sigam a boa onda.

Mas se alguém errar o corte do queijo no meio da noite, tudo bem também: o importante é relaxar o curtir o momento queijeiro com as pessoas que você ama!